Pós EAD Graduação
Acesso do Aluno
(98) 3232.1010

Notícias

UNIASSELVI fará websérie especial sobre os 200 anos de Fritz Müller

UNIASSELVI fará websérie especial sobre os 200 anos de Fritz Müller
29/03/2022

UNIASSELVI fará websérie especial sobre os 200 anos de Fritz Müller

Serão 10 episódios produzidos na Alemanha e no Brasil

Em 31 de março de 1822, nasceu em Windischholzhausen, na Alemanha, Johann Friedrich Theodor Müller, mais conhecido como Fritz Müller. Em homenagem aos 200 anos do professor de matemática e ciências naturais, a UNIASSELVI em parceria com a agência Seven e a produtora SpryUp Vídeo está produzindo uma websérie de 10 capítulos. O lançamento do primeiro episódio é quinta-feira (31), nas mídias digitais da UNIASSELVI.

As gravações acontecem no Brasil, mais precisamente no Estado de Santa Catarina (SC), na Alemanha e Inglaterra, com direção de Rodrigo Fruc e apresentação de Ana Paula Ruschel. A produção conta a trajetória de Müller desde a infância até se tornar um grande cientista. O material mostra um pouco da personalidade e as contribuições do botânico tanto na História, como nas Ciências Biológicas. Entre as participações há depoimentos de docentes da UNIASSELVI.

A professora do curso de História Graciela Marcia Fochi, destaca que os feitos do pesquisador resultaram em grandes patrimônios históricos para a região Sul brasileira:

“O fato de Müller ter se naturalizado brasileiro enquanto vivia aqui (SC) é de extrema importância e notoriedade. Além disso, as observações, apurações e obras desenvolvidas por ele, durante esse período, são relíquias imensuráveis, não apenas para a história local, mas também para todo o campo biológico mundial”.

Para Erika Alessandra Rodrigues, supervisora de disciplina, no Curso de Ciências Biológicas, a dedicação de Müller teve grande colaboração para a área:

"Ele foi um dos grandes apoiadores da teoria da evolução proposta por Darwin. Isso significa que Müller estava à frente da sua época, pois mesmo com recursos limitados - um simples microscópio e um lápis bem afiado - estudou e sistematizou conhecimentos sobre várias espécies animais e vegetais, propôs modelos matemáticos para explicar a dinâmica de populações, fez importantes contribuições para a Lei da biogenética, correspondeu-se com inúmeros cientistas incluindo Charles Darwin. Suas descobertas ecoam até hoje, continuam sendo aceitas e permitindo novas perguntas para nortear novas pesquisas".

Vida em SC

A maior parte de sua vida, Fritz passou na cidade de Blumenau. No ano de 1856, mudou-se para Florianópolis, na época chamada de Desterro, onde permaneceu por 11 anos como educador e pesquisador da natureza. Foi quando conheceu a obra A Origem das Espécies por meio de Seleção Natural, de Charles Darwin.

Ele aprofundou os estudos e as observações que já realizava e lançou na Alemanha, o livro Für Darwin (Para Darwin). A publicação constava em uma série de evidências muito bem fundamentadas que deram suporte científico à teoria e foram reconhecidas e aceitas por Darwin.

Na capital catarinense realizou pesquisas sobre a fauna de invertebrados marinhos que tiveram repercussão internacional. Entre os cientistas alemães era chamado de Müller Desterro, já que havia outros Müller cientistas.

*Com informações de Governo de SC e Fritz Müller 200 anos

Por Redação UNIASSELVI

Comentários

Deixe seu Comentário

Voltar